Foto: Wimbledon/Divulgação
Gaúcho Rafael Matos disputará os jogos de duplas, ao lado de Marcelo Melo

O gaúcho Rafael Matos está entre os cinco tenistas que defenderão o Brasil no confronto contra a Grécia pela Copa Davis. A convocação foi divulgada na terça-feira (2) pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Natural de Porto Alegre, Matos, 29 anos, é um dos principais nomes da equipe, formando dupla com o mineiro Marcelo Melo. A parceria conquistou em agosto o Torneio de Winston-Salem, nos Estados Unidos, em condições semelhantes às que serão encontradas em Atenas, onde os jogos serão disputados nos dias 13 e 14 de setembro. Bicampeão do Rio Open, o gaúcho tem no currículo nove títulos de ATP 250, dois de ATP 500 e o Australian Open de duplas mistas em 2023, ao lado da brasileira Luísa Stefani. Atualmente, ocupa a 48ª posição no ranking mundial de duplas.
Além de Matos e Melo, a lista tem João Fonseca, 19 anos, número 45 do mundo e atual líder do ranking nacional; Thiago Wild, paranaense, número 143 do ranking; e o paulista Matheus Pucinelli, número 281.
O técnico Jaime Oncins manteve a mesma equipe que enfrentou a França em fevereiro. Apesar da derrota por 4 a 0, ele aposta no bom momento dos atletas.
O duelo contra os gregos terá cinco partidas. No sábado (13), às 11h, estão programados dois jogos de simples. No domingo (14), às 10h, será disputada a partida de duplas e, em seguida, outro confronto de simples. Se houver empate, mais um jogo definirá a seleção vencedora. As partidas serão transmitidas pela CazéTV.
O vencedor garante vaga na fase classificatória da Copa Davis em 2026.